Projetos Cursos e Eventos Pesquisas e Publicações Redes e Parcerias

Canal de Videos


Campanhas

 

 

Redes Sociais

Acompanhe-nos no Facebook:

 

facebook Perfil Institucional

 

facebook Taramandahy - Fase II

 

31/08/2016

Oficina de Culinária e Agroecologia é realizada no Clube de Mães da Barra do Ouro

Na tarde do dia 16 de agosto ocorreu uma Oficina de Culinária e Agroecologia com as participantes do Clube de Mães Madre Tereza da Barra do Ouro, Maquiné. Com o apoio da Anama e do Projeto Ecoforte a atividade contou com a participação de 20 pessoas entre mães, um pai, do Dr. Artan, médico da Unidade de Saúde Familiar da Barra do Ouro, de 2 agentes de saúde e 1 enfermeira da Unidade. Realizada no Quiosque do Sr. Dilo e da Elaine Kovalski a oficina promoveu uma troca descontraída de saberes e sabores pela educadora Valéria A. Bastos, da Anama, e a técnica ambiental Janaina Soares, do Projeto Ecoforte, que abordaram valores culturais, ambientais, medicinais, nutricionais e econômicos de diferenciados produtos da biodiversidade local.

 

Uma mesa demonstrativa foi elaborada contendo diversos alimentos processados e in natura como inhames, carás do ar e da terra, iacon, araruta, frutas nativas, plantas alimentícias não convencionais como ora pro nobis, tansagem, ondas do mar, caruru, crebs, cúrcuma e de algumas plantas medicinais, condimentares e aromáticas. Temas como agroecologia, uso e impacto dos agrotóxicos, saúde, resgate de receitas, culinária, entre outros temas foram abordados e dialogados entre os presentes.

 

A exposição de diferenciados alimentos, assim como o olfato, o tato, a preparação e a degustação tornaram a tarde um momento prazeroso de partilhas de saberes, de memórias e de novos aprendizados. As oficineiras prepararam pratos como cuscus de forno com legumes, torta de aipim com inhame, biomassa de banana verde e brigadeiro de banana verde que foram apreciados pelas participantes.

 

Ao degustar os tubérculos cozidos como inhame, araruta e cará da terra, o Dr. Artan afirmou que o consumo desses alimentos poderia ser o diferencial ecoturístico do município, sua produção e diferentes preparações poderia estimular a vinda de turistas que buscam consumir esses alimentos. Como esse fortalecimento da agroecologia, assim como a circulação e o consumo de alimentos saudáveis, envolvidos pela arte de cozinhar, as participantes saíram desta vivência dispostas a multiplicar os conhecimentos compartilhados, valorizando a cultura alimentar, a biodiversidade e a saúde humana e ambiental.

 

 


 

 

:: VOLTAR PARA LISTA GERAL DE NOTÍCIAS

 

Ong ANAMA - RS - BRASIL| Todos os direitos reservados
   

Quem Somos

Área de Atuação
Onde Estamos
Equipe de Trabalho
Prêmios e Reconhecimentos

A Mata Atlântica

Localização
Ecossistemas
Relevância
Importância de Maquiné

Galeria de Fotos
Notícias
Contato
Mapa do Site
 

Ong Anama

 

contato@onganama.org.br
         

Criação e desenvolvimento: STA Studio | Hospedado por Median Host